A informação é a alma do negócio

jun 23 2013 Published by under Crônica

A evolução humana, o caminho percorrido por nós, essa ideia de crescimento tecnológico, viaja nas brilhantes asas do aprimoramento da informação.  Olhando a nossa jornada, fuçando nas exuberâncias das páginas do tempo, leva-nos a asseverar nessa convicção. Quanto mais informação,  maior o desenvolvimento humano.

Quando o Homo Sapiens começou a se aventurar na linguagem, a deixar suas marcas pelas paredes das cavernas, nas rochas dos abrigos, operou-se uma explosão na evolução. O homem passou a se comunicar por códigos, deixou de ser mero primata, começou a difundir suas marcas e conhecimentos. Os dados passaram a ser preservados para posterior utilização; a história começou a ser escrita.

Os anos foram se passando, séculos vencidos, apareceram os escribas do antigo Egito, templos forrados por hieróglifos, isso tudo fez o homem sair de vez do atraso para viver sobre um novo sol. Com o advento do papiro surgiram as bibliotecas.  O conhecimento estava ao alcance de um número bem maior de indivíduos.  Tudo que existia podia ser passado de pai para filho.

A trajetória continuou e pelos anos de 1500 depois de Cristo foi inventado por Gutenberg a prensa. O livro passou a ser impresso em larga escala. O conhecimento se alastrava a todas as classes, bastaria o interesse. O caminhar do homem ficou mais acelerado e tranquilo. Vacinas foram descobertas, novos meio de produção de alimentos também. A tecnologia foi ficando cada vez mais aperfeiçoada.

Surgiu o rádio com Guglielmo Marconi, o telefone com Graham Bell, a televisão e tantas outras coisas mais. A Terra que era vista grande passou a pequena, as distâncias se encurtaram com os novos meios de transportes. A comunicação acelerou o desenvolvimento. Governos autoritários sumiram diante a necessidade da liberdade da pluralidade dos meios de comunicação. Queiramos ou não, Deus nos deu apenas um caminho, o da evolução, por isso andamos sempre em frente, em busca de novidades.

A evolução continua e o computador veio trazer o mais interessante meio, o conhecimento instantâneo, online, a disposição de todos. Passamos a ser divulgadores das coisas banais as mais importantes. As grandes redes de comunicação com enorme poder de influencia ficaram pequenas diante o dinamismo das Redes Sociais. A Internet redesenha a Sociedade, essa com o poder pulverizado por todo o seu corpo. Velhas formas vão caindo rapidamente, arcaicos sistemas se veem inoperante frente à onda que chegou mansa, mas que em pouco tempo se tornou um dos maiores legados da humanidade. O conhecimento ganhou um ambiente propício e fértil para a sua disseminação.

Não tenha duvida, as mudanças acontecerão bem mais rápidas do que imaginamos, pois com a Internet tudo ficou mais fácil.

Comments are off for this post