Você sabe o que é débito e crédito?

jul 31 2013 Published by under Contábeis

Na contabilidade, na vida das empresas e no próprio dia a dia humano, sem saber, ou mesmo conhecendo, estamos constantemente diante do ponto basilar que rege a Ciências Contábeis, o método das Partidas Dobradas.

Vamos a um rápido exemplo para tornar mais fácil a compreensão. Uma senhora vai ás compras, mas antes pega uma nota de dez reais na carteira. Digamos que o dinheiro esteja no bolso. Na contabilidade dizemos que ela debitou dez reais no caixa. Ao chegar à feira a senhora se dirige diretamente a sua barraca favorita, procura o fornecedor. Apanha-se dois chuchus, um quilo de batata, dois litros de farinha de mandioca e algumas cabeças de alhos. A conta fechou em quinze reais. Tirou-se do bolso os dez reais, creditou do caixa, e transferiu a quantia ao proprietário. Faltaram cinco reias, a senhora pediu ao senhor para anotar no caderninho que no próximo dia ela o pagaria, cliente bom, tinha crédito. Na contabilidade agiria da seguinte forma: conta Fornecedores creditaria cinco reais. Ela tinha dez, gastou os dez, houve uma mutação entre as contas caixa e mercadorias, pois ambas fazem partem do Ativo; mas faltou cinco, ela ficou devendo ao fornecedor, creditou cinco e debitou na conta mercadorias. O balanço ficaria assim: Ativo 15,00, quinze da conta Estoque; Passivo 15,00, dez foi o Capital inicial, conhecido na contabilidade por Capital Social, mais cinco da conta Fornecedores.

Exemplificamos como é a lógica do Balanço Patrimonial de forma simples e com alguns fatos rotineiros. Sem percebermos estamos sempre rodeados pelos números.

O método das Partidas Dobradas veio a luz do mundo no ano de 1494 pelo Frei Luca Pacioli no livro “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti”. Se no Balanço usamos débito e crédito, com as contas também se dão o mesmo movimento. A conta Caixa, por exemplo, ao receber dez reais debita-se, ela cresce, mas ao tirar, por exemplo, cinco reias haverá um crédito e ela diminuirá. Débito aumenta as contas do Ativo e crédito diminui a mesma; com o Passivo se dá de forma contraria, débito diminui, enquanto que crédito aumenta.

A figura de um T maiúsculo simboliza a Partida Dobrada, denominada por Razonete. Sobre o topo escreve-se o nome da conta, Ativo, Caixa… do lado esquerdo coloca-se os débitos, no direito, os créditos, ao final da movimentação se tem o valor da movimentação no determinado período.

Vamos a um exemplo:

Conta Caixa: 10,00 Capital Social, 5,00 Compra de Mercadorias, 8,00 Venda de Produtos, 3,00 Despesas Diversas.

Debita-se 10,00 no lado esquerdo, credita-se 5,00 no lado direito, debita-se 8,00 no lado esquerdo e credita-se 3,00 no lado direito. Total Caixa: 10,00.

Comments are off for this post