Pessoa Física e Pessoa Jurídica

ago 23 2013 Published by under Contábeis

Pessoa Jurídica

É comum no dia a dia os empresários confundirem ou misturarem a Pessoa Física com a Pessoa Jurídica. O pequeno comerciante, aquele que tem um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, mais conhecido por CNPJ, que de forma simples leva a vida profissional e física emparelhada, muitos pesam, e até com certa razão, que o dinheiro da empresa é dele, de fato é, mas de direito não, os recursos pertencem à Empresa.

A Pessoa Física são todos os que nascem com vida, independente se tem ou não CPF. Já a Pessoa Jurídica é criada por uma pessoa física (Empresa Individual), ou mais de uma pessoa física (Sociedade). A Pessoa Jurídica para ser formalizada precisa ser registrada nos Órgãos competentes e se enquadrar nos ditames da Lei. A Lei confere certas obrigações a Pessoa Física, como tirar a Certidão de Nascimento e o Cadastro da Pessoa Física, o denominado CPF.

Na contabilidade deve existir certo distanciamento da Pessoa Física para com a Pessoa Jurídica. Afastando o que é da empresa do que é da pessoa física o empresário saberá com precisão o real estado do seu negócio. A Pessoa Jurídica nasceu da vontade de uma ou mais pessoas Físicas, mas com a sua criação ela passa a ter vida perante a Lei, com obrigações e direitos que lhe conferem.

Comments are off for this post